segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Celebrar as coisas boas!

Em conversa com uma amiga que atravessa uma fase difícil, vi-me no papel de lhe sugerir uma série de coisas que poderiam ajudar melhorar a sua perspectiva das coisas.
Entre elas esteve a importância de celebrar aquilo que de bom temos ou nos acontece na vida!

Explicando: Parece que as pessoas se esquecem cada vez mais de olhar para as coisas boas da vida, de encarar um novo dia com optimismo: ora por causa da crise, ora por causa do trabalho, do stress, daquele colega embirrante, ou por milhares de outras razões. Ocupamos tanto a nossa cabeça com as coisas negativas que nos esquecemos de celebrar aquilo que de bom acontece. E pior ainda, tiramos importância a essas coisas boas. Quando por exemplo alguém nos responde: "ah, isso foi bom mas agora não interessa!", está a subverter aquilo que devia fazer para a sua vida. Devia dar mais importância a um acontecimento bom do que a um mau, e não devia apagar o acontecimento bom da cabeça só porque, no momento, até está a braços com uma qualquer chatice!
Todos os dias nos acontecem coisas boas. Grandes ou pequenas. Só temos que as saber abraçar e celebrar!
Sim, celebrar! Contar a alguém o que nos aconteceu imediatamente após, ainda em estado de euforia, mesmo que isso pareça o diálogo mais esquisito do mundo, é uma das melhores celebrações para o bom da vida...

Cuidado ao virar da esquina. As coisas boas espreitam mas, ou temos mesmo uma muito boa sorte, ou se não as virmos passam por nós e não voltam!

Da próxima vez que estiverem a braços com uma coisa má, celebrem uma ou várias boas! Os filhos, a casa, a árvore, a comida, o sol... aquele sorriso na rua... uma piada... tanta coisa... .

Hoje ajudei uma amiga, ajudei-me a mim mesmo, acordei ao lado da pessoa de quem gosto e, entre outras coisas, estes são motivos de sobra para me sentir feliz! E celebrar! As coisas más? Quem dá importância a isso?

Sem comentários: